Como proteger sua privacidade no Facebook

Padrão

Rompimentos, crises no trabalho, exposição desnecessária: o seu comportamento no Facebook pode causar muitos problemas. Postagens aparentemente inofensivas podem ofender colegas de trabalho ou até mesmo atrair ladrões e sequestradores. Saiba como proteger sua privacidade sem ter de parar de colocar suas fotos ou compartilhar suas piadinhas:

(1) Não adicione quem você não conhece.

Isso parece uma dica óbvia, mas não é. O brasileiro médio parece ter certo remorso de negar uma solicitação de amizade na rede, e acaba abrindo espaço para que pessoas inescrupulosas tenham acesso a informações muito pessoais. Não caia nessa!

(2) Crie grupos de amigos para direcionar as postagens.

Criando grupos de amigos é possível direcionar os posts e compartilhamentos que você faz no Facebook. Por exemplo: vamos supor que você adore fazer postagens brincando com times de futebol. Crie o grupo “futebol” e direcione seus posts correspondentes a ele. Assim, somente seus amigos futebolísticos verão a zoeira, e você não ofenderá quem não gosta desse tipo de brincadeira (seu chefe, por exemplo).

Veja abaixo o passo-a-passo de como criar grupos de amigos e direcionar a privacidade:

Clique em Amigos.

manter privacidade facebook

Irá aparecer a tela acima. Você perceberá que o Facebook já pré separa os seus amigos de acordo com o que eles marcaram em seus perfis.

Clique em Criar Lista para incluir novos temas e dispor seus amigos neles.

manter privacidade facebook

Clique em Criar.

Pronto! Agora, na hora de postar algo, selecione o grupo específico.

criar lista de amigos facebook

Agora você pode postar suas piadinhas à vontade – só para quem não se incomoda com elas! O mesmo vale para postagens ostentação: nem todo mundo precisa saber os detalhes de sua viagem à Disney, certo?

(3) Altere a privacidade do que você já postou.

Agora que você já fez os grupos, entre na sua página pessoal e veja quais foram seus últimos posts. Escolha cuidadosamente o que você vai deixar como “público”. Tenha em mente que futuros empregadores ou mesmo pessoas que possam se interessar romanticamente por você verão essas postagens antes de enviar uma solicitação de amizade (ou antes de contratá-lo!). Se algo não muito adequado ao público geral estiver aberto, restrinja seu alcance ao grupo de amigos correspondente ao tema. Lembre-se que seu perfil público é seu cartão de visitas.

About these ads

Um comentário sobre “Como proteger sua privacidade no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s