Os três Ts do gerenciamento de crises

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Se você já trabalhgerenciamento crisea com social media sabe que as redes sociais podem ser verdadeiros celeiros de crises. E se você ainda não está monitorando o que falam da sua marca nas mídias sociais está perdendo a chance de localizar possíveis focos de crises antes que “explodam”.

O foco desse post, no entanto, é outro: o que fazer quando a crise já foi localizada e a ação se faz necessária? Pensando nessa questão me deparei com um conceito interessante, e bem útil: os três Ts do gerenciamento de crises. São eles:

Tom: está ligado à emoção que será empregada no processo de resposta à crise, seja ela qual for. Por exemplo: sério, bem-humorado, triste.

Tempo: quanto deve se passar até que a resposta seja dada? Dependendo do caso é melhor aguardar até que seja possível apurar todos os fatos que envolvem a questão. Em outras ocorrências o melhor é agir imediatamente, ainda que sem todas as informações à mão.

Transparência: deve nortear toda a gestão de crise. O sentimento de que uma marca pode estar sendo desonesta pode causar danos consideráveis à credibilidade dela e prejudicar a gestão da crise como um todo.

Quer saber mais? O Socialbakers tem um texto bem interessante sobre gestão de crises nas mídias sociais, incluindo os três Ts. Confira aqui.

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