A polêmica do alcance orgânico no Facebook (e uma dica para aumentá-lo)

Padrão

Uma notícia no site ValleyWag causou frisson entre os socialmedia na última semana. O texto diz que uma fonte que preferiu continuar anônima, conhecedora da estratégia de marketing do Facebook, afirmou que a rede social iria reduzir o alcance orgânico das fanpages para 1 ou 2% do total de curtidas.

alcance organico facebook

Será que ainda é possível obter um bom alcance sem clicar nesse botão?

Apesar do anonimato da fonte, declarações de funcionários da rede social de Mark Zuckerberg e textos na página Facebook for Business indicam que a redução do alcance é, e continuará sendo, uma realidade. A própria empresa diz que a estratégia mais adequada é “uma combinação de posts com potencial de engajamento e anúncios para promover sua mensagem”, e que “anunciar permite às fanpages alcançar os fãs que elas já possuem, bem como encontrar novos consumidores”.

Tenho observado que a queda no alcance vem atingindo mais fortemente as páginas com mais de 1 milhão de curtidas. Os posts na fanpage da TicTac, por exemplo, costumam ter por volta de 40 curtidas orgânicas – o que parece pouco para uma marca que tem 1.036.003 likes, e investe na curadoria de conteúdo.

Em entrevista ao site Adnews o funcionário do Facebook Renato Domingues atribuiu a queda no alcance orgânico à maior competição no Feed. “O número de usuários cresceu, o volume de postagens também, é evidente que o newsfeed está mais concorrido, já que o nosso algoritmo pré-seleciona apenas os 1.500 posts que podem ser mais relevantes para o usuário”, disse.

É fato que o Feed está mais competitivo, principalmente nos horários de pico de acessos à rede social. É importante lembrar que a prioridade do Feed é sempre dos amigos do internauta – não das páginas. No entanto, ainda há espaço para fanpages sem orçamento para anúncios.

Uma ideia que pode ajudar a aumentar o alcance orgânico é investir em responder aos comentários feitos nas postagens (além de responder às mensagens de internautas em seu mural, claro). Essa prática incentiva os internautas a comentar também, aumentando o engajamento e, portanto, a chance do post aparecer no Feed.

3 comentários sobre “A polêmica do alcance orgânico no Facebook (e uma dica para aumentá-lo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s