A fórmula para o crescimento saudável no Facebook

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Muitas curtidas em uma fanpage pode não significar alcance alto – daí a importância de realizar estratégias que possibilitem um crescimento saudável. Explicando melhor: você pode investir em anúncios para chegar a 500 mil curtidas na página. No entanto, seus posts não patrocinados obtém níveis baixíssimos de alcance e engajamento.

Nesse caso, a primeira reação do social media em questão é amaldiçoar as últimas três gerações da família Zuckerberg. Afinal, sua marca gastou dinheiro para ganhar curtidas… e agora elas não ajudam em nada sua empresa (apesar de terem causado boa impressão no seu último relatório) e você tem vontade de fazer como a eat34 e enviar uma cartinha rompendo o relacionamento com o Facebook.

Como evitar isso? Foque no binômio conteúdo relevante + anúncios direcionados.

Se sua marca é nacional, de que vai lhe adiantar ter 100 mil curtidas vindas da Índia? Se sua empresa é uma loja de roupas para garotas jovens, faz sentido anunciar para homens com mais de 30 anos? Claro que não.

Anunciar no Facebook não é caro, mas também não deve ser encarado como distribuir folhetos na rua, onde uma taxa de retorno baixíssima já é esperada. Antes de clicar no “impulsionar postagem”, pare e pense no exato público que poderia se interessar pelo CONTEÚDO da sua fanpage (e não somente no público que compraria seus produtos). Se o anúncio for direcionado a quem iria gostar das suas postagens, a chance de o alcance se manter alto é bem maior. (Para entender melhor a questão do alcance orgânico veja este post.)

Isso remete à primeira parte do binômio: o conteúdo relevante. Se o conteúdo da postagem for bom, a chance de o internauta clicar em curtir, compartilhar ou comentar é bem maior (e não há call-to-action que compense um conteúdo ruim). Veja nesse post a teoria dos “três L”, que ajuda na criação de conteúdo que será considerado relevante pelos internautas.

Já disse aqui no blog e repito sempre: o conteúdo é rei. E seu reinado deve ser bem definido e alinhado com os objetivos da sua marca – afinal, a disputa por um espaço no Feed pode ser mais difícil que a Guerra dos Tronos.

2 comentários sobre “A fórmula para o crescimento saudável no Facebook

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