Em quais mídias sociais sua marca deve estar?

Padrão

– Precisamos incluir nossa empresa nas mídias sociais. Isso é o futuro!meeting

– Sim, mas em quais?

– Sei lá, Facebook, Twitter…

– Ok, estou criando os perfis então.

Esse diálogo parece familiar para você? Espero que não! A inclusão de uma marca ou empresa nas mídias sociais é um processo que preferivelmente deve ocorrer após estudo e planejamento.

A primeira questão a ser considerada é seu objetivo ao iniciar a atuação nas mídias sociais. A ideia é divulgar a marca, gerar cliques para o site, servir de apoio ao SAC? É possível trabalhar com vários objetivos, mas sempre tomando cuidado para não perder o foco.

A segunda questão a ser considerada é o público: seus clientes estão em quais mídias? Sobre o que eles gostam de conversar? Por exemplo: pessoas buscam mais informações sobre viagens no TripAdvisor do que no Twitter, o que torna aquela rede importante para empresas do setor de turismo.

Dessa forma, empresas ligadas a decoração de ambientes tem tido bons resultados atuando no Pinterest, enquanto marcas de moda fazem sucesso no Instagram; Companhias B2B vem investindo no Linkedin e empresas de consumo de massa realizam farta divulgação no Facebook, por exemplo.

O terceiro passo é refletir sobre os dados encontrados, buscando otimizar a ligação entre objetivo, público e mídia social escolhida. A partir disso se inicia o planejamento da atuação na rede determinada, mantendo sempre o foco no objetivo principal.

Caso mais de uma mídia seja identificada, considere os recursos que serão alocados no trabalho: qual o orçamento, quantas pessoas cuidarão dos perfis, se será contratada agência ou não. Em muitos casos, é melhor fazer um trabalho ótimo em uma rede social do que um trabalho somente razoável em várias delas – mais uma vez, tudo depende do seu objetivo. Caso a ideia seja divulgar a marca ou gerar cliques, por exemplo, atuar em várias redes pode ser mais adequado. Caso o objetivo seja apoiar o SAC, contudo, pulverizar a atuação sem uma estrutura adequada pode aumentar o tempo de resposta, prejudicando os resultados.

A empresa já tinha os perfis criados. E agora?

Nunca é tarde para fazer um planejamento de ações nas mídias sociais. Primeiro, analise o objetivo da empresa ao atuar na internet. Se ele não estiver claro, é preciso defini-lo junto aos gestores. Repito: objetivos claros permitem que os resultados sejam mensurados e são as linhas guia para a realização das atividades nas mídias sociais.

Com essa informação em mãos, é hora de checar quais dos perfis abertos podem contribuir para que esse objetivo seja atendido, e se é recomendável a atuação em redes sociais em que a empresa ainda não possui identidade. A ideia é priorizar as mídias que melhor atendem ao objetivo principal, focando nelas a maior parte dos recursos alocados pela empresa para o trabalho nas mídias sociais.

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