Tweets e Tubarões: As lições de marketing digital de Sharknado 2

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sharknado posterEm entrevista à revista Marketing News, Michael Engleman, vice-presidente de marketing do Syfy, conta como foram os esforços da empresa para promover o filme Sharknado 2 nas redes sociais.

Sharknado é um filme do canal a cabo Syfy sobre a ameaça de um tornado infestado de tubarões. O primeiro filme gerou considerável buzz no Twitter, e seus bons resultados – tanto na rede como na audiência do canal – fizeram com que o Syfy dedicasse mais recursos para a estratégia de social media da sequência.

“Para Sharknado 2 nós realmente colocamos o consumidor no centro da nossa campanha”, diz Engleman. As ações promocionais do filme incluíram parcerias – online e offline – com empresas como Subway, Fandango e o programa Today Show. Também foi feito um aplicativo chamado “Go Shark Yourself”.

O resultado: mais de um bilhão de impressões no Twitter e o filme nos Trending Topics da rede – na noite da estreia, Sharknado chegou a dominar, por alguns momentos, todos os 10 Trending Topics.

A parceria com o Today Show incluiu um programa especial, com direito a uma previsão do tempo de brincadeira.

Sharknado today show

A ação foi divulgada no Twitter oficial do filme:

sharknado today show tweet

Jared Fogle, conhecido como o “The Subway Guy” após fazer uma dieta baseada somente nos sanduíches da rede, chegou a participar do filme. A parceria com o Subway incluiu tweets do perfil oficial da lanchonete no Twitter e mídia offline nas lojas da rede. Detalhe: o filme tem cenas no metrô de Nova Iorque (subway, em inglês americano, significa metrô).sharknado subway tweet

jared fogle subway guy sharknado

O aplicativo oficial do filme também agradou: foram mais de 50 mil downloads na Google Play Store. No app é possível colocar a imagem do usuário em diversas cenas trash que remetem ao filme.

sharknado app O objetivo das ações, segundo ele, foi criar conversas interessantes, compartilháveis e mensuráveis com os internautas. “Seja interessante para as pessoas que estão predispostas a se interessar. E permita participação”, diz, ressaltando que a equipe prestou atenção “no que as pessoas gostavam e no que não gostavam, ajustando constantemente o conteúdo”.

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