Postagem de vídeo: melhor no Facebook ou no Youtube?

Padrão

vídeo

Com as melhorias que o Facebook vem fazendo em seu sistema de visualização de vídeos, vem a dúvida: o melhor é continuar dando preferência ao Youtube para esse tipo de conteúdo ou apostar no novo sistema do Facebook?

A resposta é: depende. Primeiro, é importante ter em mente as vantagens de cada mídia social: enquanto o Facebook traz a novidade do vídeo rodar sozinho no Feed a menos que o usuário desabilite essa opção, o Youtube possui um eficiente sistema de busca e permite ao usuário receber retorno financeiro sobre as visualizações, por exemplo.

Antes de decidir, analise qual o impacto das buscas no seu negócio. Para empresas menores, com poucas curtidas em sua fanpage, trabalhar eficientemente com as tags do vídeo no Youtube fará com que ele apareça para as pessoas que fazem pesquisas relacionadas ao seu campo de atuação, o que ajuda a gerar visualizações e potenciais negócios. É possível que ao lançar o Graph Search no Brasil o Facebook compense essa desvantagem mas, no momento, o sistema de busca do Youtube é muito mais eficiente.

Já para empresas com maior presença no Facebook, o autoplay dos vídeos pode ser um trunfo. O desafio, contudo, é ter os primeiros segundos do filme interessantes o suficiente para que as pessoas não o ignorem e continuem rolando a página do Feed – algo similar ao que já ocorre com os Youtube Ads, que devem gerar interesse logo nos primeiros segundos, para que o internauta não clique em “Pular Anúncio”. Aqui, além de ser relevante, é preciso que o conteúdo do vídeo seja também compartilhável para obter um alcance maior (dica: lembre-se do três L’s do marketing de conteúdo).

Segundo: nunca esqueça de ter em mente qual é o seu objetivo com aquele vídeo. Uma das plataformas vai otimizar o resultado pretendido com o vídeo que você está lançando. Afinal, já diz o ditado: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer estrada te levará até lá”. Até a próxima!😉

Um comentário sobre “Postagem de vídeo: melhor no Facebook ou no Youtube?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s