Uma reflexão sobre excesso de conteúdo, mudanças no algoritmo do facebook e o problema do alcance orgânico

Padrão

facebook alcance orgânicoQuando perguntados sobre por que não mostram todas as postagens para quem curte uma página, executivos do Facebook respondem que é preciso filtrar o conteúdo que chega a cada usuário, pois já há uma overdose de conteúdos por aí.
E é verdade. Mas calma, continue lendo antes de me xingar.

Você lembra quando recebíamos correntes de e-mail? Além dos spams habituais, nossos amigos nos enviavam arquivos de Power Point com mensagens animadoras combinadas com belas paisagens, dicas de saúde, piadas e adivinhações.

Quantos desses você recebia por dia? Dois, três? Agora, quantos posts seus amigos compartilham no Facebook? Bem mais do que isso, claro. Tantos que você nem se lembra da maioria deles.

Então sim, filtrar faz sentido. E isso prejudica as fanpages, obviamente. Antes, seu trabalho era mais fácil. O Facebook era verdadeiramente grátis, seu conteúdo era visto por todos…

Sinto muito caro social media, mas o Facebook te usou. Pode parecer algo do mal, mas não pense assim. O Facebook precisava de conteúdo pra crescer, e todo o conteúdo dos power points não bastava. Era preciso que as empresas dessem um empurrãozinho.

Agora ele não precisa mais. Está tão inflado que não tem mais tanto espaço, tem conteúdo demais – e bobagens demais. Por isso, ao invés de reclamar do alcance, o papel do social media e fazer algo tão relevante, tão amável, tão engraçado, tão útil, que rompa o mar de inutilidade que enche a internet.

E não reclame, também, da pesquisa feita com usuários da rede, em que eles dizem preferir postagens de amigos às das fanpages. Provavelmente você também prefere ficar sabendo das fofocas dos amigos do que ver propaganda, certo?

O conteúdo na rede precisa ser mais legal do que a fofoca. Esse é o desafio. E cabe a nós dizer #challengeacepted.

meme challenge accepted

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s