O Facebook é a nova Televisão

Padrão

Antigamente se falava que a internet iria desbancar a televisão; que a telinha, assim como rádio e os livros, iriam perder feio. Já estamos observando um declínio da TV, enquanto discussões no Twitter sobre determinados programas acabam sendo métricas de sucesso mais até do que o próprio IBOPE.
No entanto, o Facebook faz sucesso justamente por trocar o modelo de negócios típico da internet pelo usado pelas redes de TV. Parece estranho? Explico:

O Facebook escolhe o que mostrar para você e quando fazer isso. O conteúdo que aparece no Feed não é exatamente uma amostra fiel de tudo que os seus amigos e as páginas que você curte fizeram; na verdade, é o que o Facebook entende que você gostaria de ver naquele momento. Assim como os canais de TV.

Ao contrário de redes como Youtube e Twitter e até de serviços como o Netflix, você não pode buscar conteúdo dentro do Facebook, mesmo que ele seja público (essa opção foi desativada há algumas semanas). Como já foi dito, você só vê o que está passando lhe for entregue.

Atualmente, todas as redes importantes realizam eventos em que os usuários com mais seguidores participam de workshops e palestras. Na maioria das vezes, eles são ensinados a tornar seu conteúdo cada vez mais relevante para o público que atendem. No caso do Facebook, os eventos são majoritariamente para que as grandes marcas possam aprender como usar os comerciais anúncios da rede.

Ao contrário do Youtube, que permite ganhar dinheiro com seu conteúdo (usuários podem ganhar uma parte da renda obtida com anúncios no seu vídeo), o Facebook não permite que se ganhe dinheiro dentro da plataforma deles. A ideia é pagar para ser visto, não ser recompensado por isso.

Se esse modelo vai perdurar ou não sendo viável, o tempo dirá. Mas é interessante ver como algo que era descrito como um modelo em decadência acaba por ajudar no sucesso da rede social mais importante do mundo. Façam suas apostas!😉

Relacionado: Melhor postar vídeos no Youtube ou Facebook?

2 comentários sobre “O Facebook é a nova Televisão

  1. Mídias passivas estão em declínio, aquela que você vê o que os canais de TV te “empurram”… Mas o bom e velho rádio é sempre atual, com a prestação de serviço sendo um belo híbrido de internet, redes sociais, comunicação instantânea e prestação de serviço!!!
    Acho que as emissoras de rádio estão fazendo o mesmo que o Facebook, capitalizando nas interações com as redes sociais, sem precisar pagar nada a mais por isso!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s